quarta-feira, 9 de julho de 2014

E agora, Kajuru?

É fácil gritar palavras de ordem quando se tem um microfone aberto e um canal de TV disposto a gerar polêmica sem nenhum compromisso com a verdade. 

Jorge Kajuru, um comentarista que reflete muito bem o péssimo nível do jornalismo brasileiro (que prefere discursos inflamados e cheios de achismos aos fatos), afirmou meses antes da Copa que o Brasil ganharia o Mundial porque estava tudo comprado. Ele chegou a dizer que encerraria sua carreira caso isso não acontecesse. Veja no vídeo aí embaixo.


Pois o Brasil não venceu e provou-se que nada estava comprado. Pergunto: Kajuru vai cumprir a promessa de nos deixar livres de seus comentários dantescos? Mais que isso: vai ser responsabilizado pela grave acusação que fez? Ou será mais uma prova de que grande parte da corrupção e da impunidade deste país mora na imprensa, que sequestra e violenta a verdade em muitas de suas manchetes, permanecendo impune após publicar tanta barbaridade? 

Apenas lembrando um caso emblemático, que nada tem a ver com esporte ou Copa, mas tem tudo a ver com uma mídia irresponsável: o crime noticioso da Escola Base destruiu uma família e nenhum (nenhum!) jornalista foi responsabilizado por publicar denúncias falsas de abuso sexual numa escola infantil. Apenas multinhas que se arrastam nos tribunais foram impostas a gigantescos veículos de comunicação. O casal que era dono da escola já morreu, enquanto as multas apodrecem nas gavetas da Justiça. E a mídia continua gerando novas vítimas, dizendo que isso é "liberdade de expressão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário