sábado, 21 de fevereiro de 2015

Vamos sair do estádio e fazer um país?


Cada vez mais o Brasil tem mostrado ser o país do futebol. Até a política virou futebol! São duas torcidas insanas com gritos de guerra, de um lado e de outro do estádio-país que vai muito além dos gramados, incendiando mídias sociais afora. Uns chamam aos outros de “coxinhas” e “petralhas”, numa intolerância de dar medo, e o placar é zero a zero para todos nós.

A mais nova é que Dilma resolveu culpar a era FHC pela corrupção na Petrobras e isso gera debates intermináveis. Alguma novidade? Ora, foi no governo FHC que uma plataforma da Petrobras afundou por pura incompetência administrativa e criminosas terceirizações de serviços! E foi FHC que obrigou a estatal a não mais fazer licitação para contratar empresas, porta aberta para a corrupção. Mas, a discussão não é essa!

O PT não tem moral para jogar a culpa apenas no governo anterior,  pois teve 12 anos para mudar essa história. E no quesito corrupção parece que não mudou! Fez o jogo da política mais suja para se manter no poder, aliando-se a Sarney, Maluf e sendo refém do PMDB que, este sim, nunca saiu do poder em toda a história pós-ditadura.

Até quando vamos discutir quem é mais corrupto? Até quando vamos ficar num bate-bola cansativo entre velhas mídias e blogs de esquerda, um criando capas golpistas para derrubar o atual governo, outro gerando interpretações das mais mirabolantes para defendê-lo como um baluarte do povo no poder?

PT e PSDB cada vez mais se parecem, essa é a verdade! As ações de Dilma na economia são praticamente as mesmas que Aécio faria: ajustes para salvar não o país, mas o "mercado" (leiam-se especuladores), cortes nas ações do Estado, pé no freio no consumo e consequentemente no crescimento... É a velha fórmula neoliberal, que levou a Europa a uma crise interminável e já fez muito mal à América Latina, porque enriquece apenas as elites e trava os países. Até dinheiro para o Pronatec atrasou nessa cruzada mercadológica!

O PSDB não tem moral para criticar as ações de Dilma, porque faria exatamente a mesma coisa (e talvez de forma até mais radical). E também não tem moral porque não possui, como partido, nenhum projeto de país além do que está sendo feito agora! Já o PT se perde por caminho semelhante: não avançou um milímetro além do Bolsa-Família e das conquistas sociais do governo Lula, patinando com uma presidente-ostra que vive escondida em seu palácio, tentando conversar com a sociedade por meio de anúncios milionários veiculados... na Globo (!!!), aquela emissora que adora apoiar golpes e ditaduras e nos emburrece diariamente com sua programação.

Precisamos ir além desse jogo! O PSDB ajudou o Brasil estabilizando a economia com FHC (no governo Itamar Franco, é bom lembrar!), mas agora serve-se ao golpismo ao querer tirar uma presidente eleita, ferindo a democracia. O PT fez a maior distribuição de renda da história na era Lula, tirando o país da faixa da miséria, mas precisa parar de querer apenas o poder a qualquer custo.

FHC e Lula deveriam ter a decência de parar de brigar como duas crianças pelo doce poder, e dar o exemplo para que novas lideranças surjam e vençam esse jogo viciado, quebrando as velhas práticas que ambos fizeram. 

Precisamos de um plano de educação (EDUCAÇÃO!!!), que nem tucanos nem petistas apresentaram até hoje (o PT colocou pobres na faculdade, foi ótimo, mas é preciso também dar qualidade ao ensino). Precisamos de um Paulo Freire, o último grande educador a pensar em uma pátria educadora de fato, que acabou exilado pela ditadura que alguns querem ver de volta por pura ignorância.

Precisamos sair do estádio e construir um país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário