quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Nosso sangue negro

art4all/Shutterstock

Contei numa lista dos feriados nacionais de 2013 e, de onze, seis são religiosos, ou seja, a maioria. Soma-se a isso o fato de as cidades comemorarem seus aniversários na data do padroeiro, um santo da Igreja Católica que sequer nasceu no país. Ou seja, paramos totalmente o Brasil e particularmente as cidades brasileiras, quase sempre, em datas estipuladas pela religião. Num estado dito laico...

Hoje não é feriado nacional, apesar de termos apenas uma santa brasileira e mais da metade da população negra. Muitas cidades não aceitam a ideia de parar num dia de consciência sobre nosso principal fator étnico e houve até município que revogou a data, como Curitiba (que poderia mudar-se, talvez, para o Mississipi após a medida). Muitos torcem o nariz para a data de hoje, para o que ela significa e para o que deveríamos refletir acerca de seu significado. E o motivo é óbvio: ainda vivemos num país racista. E existe racismo em frases como "uma data para os negros reforça o preconceito". Será que a mesma pessoa que diz isso também diz, no 12 de outubro, que Nossa Senhora não precisa de uma só data? Ou que as crianças não precisam de data, assim como a mulher, o professor, a mãe, o pai?

Os africanos foram arrancados do seu território, trazidos acorrentados em navios imundos e vendidos como mercadoria para trabalhos absurdos. Os que sobreviviam experimentavam o inferno de subsistir como "raça inferior", tendo de servir estúpidos senhores e estúpidas sinhás. Da mesma forma que foram tirados de seu mundo, foram jogados na sociedade após a abolição da escravatura, sem senzala para viver nem oportunidades para ser alguém. Até hoje amargam a falta de oportunidade compatível com os brancos.

Todos os países que escravizaram africanos têm uma dívida histórica com esse povo, mas nem é sobre isso que quero falar. Todos nós, queiramos ou não, temos uma ou mais gotas de sangue negro correndo por nossas veias. Sim, temos! Mesmo que sejamos branquinhos feito leite. Porque o Brasil se ergueu em grande parte por mãos negras e se formou em miscigenações. Portanto, racistas e viúvas de Hitler por aqui são, além de estúpidos, completos ignorantes sobre si mesmos.

Hoje não é dia só dos afrodescendentes. Hoje é dia do Brasil. E respeitar esse povo que aqui chegou acorrentado, mas enriqueceu enormemente o que conhecemos como Brasil, é também respeitar a nós mesmos, porque fomos formados também por eles, essa riqueza está em nosso DNA, na nossa cultura, nos nossos costumes da cozinha até o quadro que penduramos na parede, passando pelas cores da roupa que vestimos, pelas músicas que ouvimos, pela vida que vivemos.

Há uma gota de sangue negro em cada brasileiro. E a consciência sobre isso deveria gerar o maior orgulho. Todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário