domingo, 1 de setembro de 2013

Globo cospe no prato em que comeu


As Organizações Globo estão fazendo um "mea culpa" sobre o apoio que deram ao golpe militar de 64, quando a postura dos órgãos de comunicação da família Marinho era de total incitação à tomada do poder pelos militares. Pode parecer, de um lado, um reconhecimento de culpa, mas, de outro, revela-se uma grande hipocrisia.

Foi graças aos 20 anos de ditadura que a Globo se tornou um império de comunicação. Simplesmente porque foi ela a porta-estandarte do governo dos milicos, quem torcia e distorcia as informações para manter o regime. A TV Globo era quase o canal oficial da ditadura, tanto que, até na maior passeata pelas Diretas, na Praça da Sé, a Globo noticiou como se fosse uma comemoração pelo aniversário de São Paulo, encobrindo o fato.

Dizer agora que foi um erro apoiar o golpe é uma tentativa de sobreviver a um tempo de novas mídias, em que a comunicação de uma só via é praticamente impossível diante das novas teias de conexão digital descentralizada. Mas também é cuspir no prato em que comeu e que serviu para engordar as contas bancárias dos Marinho, gerando um dos mais nefastos monopólios de comunicação do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário