segunda-feira, 22 de julho de 2013

Da toga às cavernas

Vários dos que não gostam de Dilma, de seu governo ou de seu partido estão em festa com a atitude do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, a única autoridade a cumprimentar apenas o papa e "passar batido" pela presidente, que estava ao lado do pontífice em cerimônia oficial, no Rio de Janeiro, gerando notável constrangimento. Entretanto, não é saudável em uma democracia ter prazer com práticas agressivas, antirrepublicanas e desprovidas de cidadania.

Em mais um de seus rompantes autoritários (ele já mandou repórter ir "chafurdar" e vive falando em tom nada respeitoso com outros magistrados), Barbosa mostrou incompatibilidade com o cargo que ocupa, porque ele não representa apenas a si próprio e sim a Corte máxima do Poder Judiciário brasileiro. Espera-se, portanto, que chefiando um dos três poderes da nação, respeite os outros, entre eles o Executivo, ali representado por Dilma.

Barbosa foi escolhido por um presidente da República; Dilma, por mais da metade dos brasileiros eleitores (ou, quase 56 milhões de votos), seu mandato é legítimo e, mesmo que Barbosa odeie o governo e a presidente (e deve odiar, considerando a forma como acaricia seus adversários), não tem o direito de ser desrespeitoso. Diferenças fazem parte das democracias, em todas as áreas e instâncias (muitos que cumprimentaram educadamente o papa certamente não são católicos nem concordam com os dogmas da Santa Sé, mas nem por isso foram grosseiros com Francisco).

Se queremos evoluir no sentido da cidadania e da civilidade, não podemos aceitar práticas que ecoam das cavernas, independente de quem agride ou é agredido.



2 comentários:

  1. Outro dia fiz algo parecido com o secretário da educação de Americana.(do qual discordo da sua política educacional) Durante a festa julina da minha escola passei por ele sem cumprimentá-lo, e pior, com um pratinho de batatas ao molho e ofereci somente para minhas amigas, quando retornei a minha barraca (de batatas), senti um peso enorme na consciência. O que fiz? Peguei um pratinho de batatinhas e levei até ele kkk Precisamos evoluir no sentido da civilidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Anônimo!! Por mais que as diferenças existam, penso que vc fez o que era "educado".

      Excluir