O fenômeno jornalístico que desponta não pertence a nenhuma empresa gigante das seis famílias que sempre comandaram a opinião pública brasileira. Pelo contrário, é bem pequeno. Até no nome: "O Cafezinho", um blog criado pelo carioca Miguel do Rosário, que trabalhou 15 anos como jornalista especializado em café, depois atuou em análise de mídia, partindo para a blogosfera.
Em menos de um mês, O Cafezinho (www.ocafezinho.com) rendeu dois enormes furos de reportagem sobre assuntos de que a velha mídia brasileira foge, por interesses próprios e desinteresse com os fatos: a sonegação milionária da Rede Globo (revelada no final do mês passado, leia aqui), e agora a participação de Joaquim Barbosa como acionista de empresa nos EUA, através da qual adquiriu um apartamento em Miami valendo um milhão de reais (leia aqui).
Os dois fatos revelados estão amparados em documentos reproduzidos no blog, que já são suficientes para a abertura de investigações. No caso da Globo, porque sonegar é crime; no caso de Barbosa, porque manter uma empresa lucrativa é incompatível com seu cargo, pois está em desacordo com o estatuto do servidor público.
O Cafezinho é um sinal dos novos tempos, da descentralização midiática que veio com a era digital. A notícia não é mais patrimônio exclusivo dos donos de impérios de mídia, pois ela flui em rede compartilhada e as fontes se multiplicam. Todos somos emissores em potencial e o blog é uma prova de que não é o jornalismo que está ameaçado pelos novos tempos, mas os jornalistas que há tempo deixaram de fazer jornalismo para apenas seguir a pauta de barões da manipulação.
Eis um bom tempo para se empreender a verdade e fazer renascer a verdadeira atividade jornalística. Um cafezinho quente para comemorar!
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