Uma pesquisa que acaba de sair do forno bate um dos últimos pregos no caixão da velha mídia em se tratando de credibilidade. O levantamento mostra que nada menos de 87,9% da população brasileira pensa que os veículos tradicionais de imprensa representam apenas os interesses de seus próprios donos, dos mais ricos e de políticos, enquanto só 7,8% acreditam que se defende a população nas páginas de jornais, revistas e noticiários de TV.
Os números foram levantados pela Mark Sistemas diante de 2.400 pessoas de 120 cidades brasileiras e são um duro recado às empresas de comunicação e não apenas a elas, mas também aos profissionais da área. Para se ter uma ideia do tamanho da desconfiança da população, só 18,6% acreditam que os jornalistas têm liberdade total para decidir o que é publicado.
O levantamento, feito para o Instituto Perseu Abramo, traz ainda traz um interessantíssimo contraponto à ideia de que o Ibope alto significa aprovação, já que 71% dos brasileiros consideram positivo haver regras mais duras para regular a programação da TV. Ou seja, não estão contantes com os abusos praticados pela telinha.
Seriam os números da pesquisa assustadores? Ou é a mídia que passou de todos os limites na defesa de interesses, que estão muito longe do respeito à verdade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário